29 de novembro de 2018

4 dicas para não atrasar a parcela do financiamento

4 dicas para não atrasar a parcela do financiamento

Final de ano, Natal, muitas festas, viagens de férias. É tudo uma delícia e muito divertido, mas é preciso se programar para não atrasar a parcela do financiamento e manter as contas e finanças sempre em dia. Assim, é possível evitar apertos quando o ano começa com as tradicionais despesas de material escolar, IPTU e IPVA. Para você manter a linha e não descontrolar ou atrasar a parcela do financiamento do seu apartamento, continue a leitura. Preparamos 4 dicas que podem te ajudar a manter o equilíbrio do orçamento.

 

Analise suas finanças para não atrasar a parcela do financiamento

 

Liste todas as suas despesas atuais. Pense nas contas mensais, nos gastos rotineiros com as atividades em família, os gastos supérfluos e as últimas despesas inesperadas como tratamentos médicos, conserto do carro. Analise para onde você está direcionando os maiores valores. Seria para o pagamento de uma conta ou, para algo que pode ser revisto como o cinema com os filhos?

 

Separe o que é apenas essencial e primordial para a sua sobrevivência. Reúna e deixe reservada uma quantia para o pagamento dessas contas mais importantes. Todo o resto como passeio com as crianças, viagens, pode ser revisto, excluído ou diminuído.

 

Pensando em um cenário mais adverso como a perda do emprego que motivou a diminuição da sua renda. Mesmo para essa situação ainda existem alternativas. Você poderá usar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para reduzir as parcelas do financiamento imobiliário. Para isso, vá até a instituição financeira onde contratou esse benefício e exponha a situação. Verifique o que pode ser feito.

 

Tente poupar o seu dinheiro

 

Para não se enrolar com o pagamento das parcelas do financiamento imobiliário, é essencial ter uma reserva financeira. Portanto, assim que possível, faça uma poupança para ajudar na concretização da compra do imóvel. Com uma reserva financeira suas opções aumentam, assim como o poder de negociação.

 

Comece reservando parte do seu salário todo o mês. Converse com a família e solicite a colaboração de todos. Esse valor pode auxiliar no pagamento das parcelas do financiamento para aqueles que já contrataram. Ou, na entrada do imóvel, para as famílias que ainda pretendem optar pelo financiamento. Lembre-se, quanto maior for sua entrada, menor será a dívida, assim, as parcelas podem se encaixar melhor dentro do seu orçamento.

 

Avalie sua carreira profissional

 

A conquista da casa própria é um sonho para todas as famílias, mas é preciso se planejar. É necessário ter certeza que você terá como arcar com os valores dessa aquisição. Mesmo optando pelo financiamento, é fundamental ter ciência de que conseguirá quitar todas as parcelas. Por isso, consultores financeiros e analistas do mercado imobiliário desaconselham a compra do imóvel por pessoas em início de carreira. Nesse período ainda não há grande estabilidade profissional. Porém, existe um contraponto, a compra do novo imóvel pode ser sim um bom investimento para os mais jovens. Só é necessário levar em consideração quais são suas reais condições e necessidades a curto e médio prazo. Além de realizar uma análise correta da sua carreira e perspectivas profissionais como abordamos.

 

Realize simulações

 

Esta dica é para quem ainda não contratou o financiamento. Se você não vê a hora de ter um imóvel próprio, mas não quer se enrolar com as parcelas do financiamento, faça simulações do crédito imobiliário. Assim, é possível ter acesso às opções oferecidas por diversas instituições. Essa verificação garante a escolha da instituição e crédito que oferecem as melhores condições e taxas para o seu orçamento.

 

Gostou das dicas? Elas podem auxiliar aqueles que se enrolaram com o pagamento da parcela do financiamento ou, informar aos que desejam contratá-lo para evitar a inadimplência. Quer saber mais informações? Realize uma simulação acessando o site da GranCorp. Converse com um dos consultores da empresa e confira todas as condições ofertadas a você.

 

Foto: Freepik

Fique por dentro das
novidades da GranCorp

GranCorp: Grande como seus Sonhos!

Waiting for click

Clique aqui
e simule o seu
Financiamento
Simulegrancorp