12 de janeiro de 2019

5 aspectos que devo considerar ao escolher meu primeiro apartamento

5 aspectos que devo considerar ao escolher meu primeiro apartamento

A jornada da escolha de um apartamento para morar nem sempre é a das mais fáceis. Existem diversos fatores que devem ser levados em conta desde a escolha até a decisão da compra. E, mesmo depois dela, alguns requisitos ainda precisam ser avaliados antes de fechar o negócio. Se você está no meio desse processo, cheio de dúvidas, tenha calma! Vamos lhe dar uma forcinha. Listamos 5 aspectos que merecem sua atenção no momento da escolha do seu novo apartamento. Confira!

  • Avalie as suas reais necessidades

Muitas vezes, idealizamos o primeiro apartamento sem considerar nosso estilo de vida, nossa rotina e, principalmente, nossas reais necessidades. Antes de sair em busca pelo imóvel, é fundamental definir o que é essencial nessa nova casa. Acabou de se casar, pretende ter filhos? Que tal optar por um apartamento de dois quartos? Trabalha no Centro da cidade? Busque e avalie empreendimentos com fácil acesso à região. Possui um carro? Será necessário verificar se o empreendimento oferta vagas de garagem. Para facilitar essa busca uma boa dica é analisar sua rotina e fazer uma lista. Registre nessa relação todas as características que vocês buscam no novo imóvel. Vale inserir também itens de desejo. Porém, no momento da escolha, os itens e características do imóvel que facilitem o seu dia a dia devem vir em primeiro lugar.

  • Faça um roteiro antes de ir às compras

Definidas suas reais necessidades é hora de iniciar as pesquisas. Para otimizar o seu tempo e não deixá-lo perdido em meio à tantos empreendimentos, a dica é seguir um roteiro:

1° passo: a pesquisa à distância. Pesquise na internet, em sites de empresas do setor, avalie todos os detalhes dos imóveis. Faça um comparativo dos preços médios dos apartamentos no padrão e na região de seu interesse. Leve em conta também as propostas de desenvolvimento que possam influenciar os preços como obras na região, a alteração do asfalto, alteração para zona comercial, etc. Esse é o momento de coletar e reunir todas as informações que puder, para depois poder checá-las pessoalmente.

2° passo: a pesquisa ao vivo. Além de conferir o decorado, apresentado pelas construtoras ou imobiliárias, visite a região do empreendimento que lhe interessou. Converse com corretores e pessoas que já residem pelo local. Assim, você poderá confirmar as informações do passo anterior e ter mais certeza sobre a sua decisão. Existem detalhes que você só descobre ao visitar o local. Muitos podem não acreditar, mas ainda encontramos famílias que compram um imóvel no escuro. Essa estratégia de decidir à distância não é muito recomendada. Separe um dia e vá a campo.

3° passo: a avaliação real. Depois de reunir todas as informações e visitar os imóveis e regiões do seu interesse, é hora de digerir esses dados. Converse com pessoas da sua confiança, discuta suas descobertas com elas. Pode ser que elas tenham informações adicionais e destaquem outros aspectos que você pode ter deixado passar despercebido. Ou, analisando a situação de um outro ponto de vista, elas consigam lhe auxiliar na escolha do imóvel mais adequado a você.

  • Verifique se o imóvel cabe no seu orçamento em longo prazo

Chegamos em um ponto muito importante desse processo de busca pelo imóvel, a avaliação dos valores. Se você optou pela compra por meio de um financiamento imobiliário como o Minha Casa Minha Vida, o ideal é que a mensalidade desse financiamento não ultrapasse 30% da sua renda. Especialistas indicam esse como um índice de segurança. Caso ocorram situações atípicas, emergências, você conseguirá passar pelo momento sem se endividar e comprometer a conquista da casa própria. Não conhece as possibilidades do Minha Casa Minha Vida? Quer saber como se cadastrar? Confira todas essas informações no post “Minha Casa Minha Vida: formas de financiamento”. Vale ainda buscar a ajuda de um especialista em finanças. Assim, será possível saber se você consegue encaixar a mensalidade do financiamento em seu planejamento financeiro. Também é importante falar com um profissional de confiança da área de imóveis para verificar quais são as possibilidades dos créditos disponíveis.

  • Não tenha medo de perguntar o que não sabe

Nesse processo existe uma regra maior: ficou com dúvida, pergunte! Não tenha receio de admitir que você não sabe tudo, pois pode estar errado. Nas transações alguns pontos podem parecer mais difíceis de compreender. Você pode se deparar com termos mais técnicos, conceitos mais complexos. Por isso, não saia das reuniões e conversas com construtoras, imobiliárias, corretores, com dúvidas. Exponha todos os itens que não foram compreendidos, peça maiores explicações, exemplos. Os profissionais que lhe atendem estão preparados para responder todas as suas perguntas. Não se sinta constrangido de solicitar muitas explicações. Para não ter dores de cabeça futuramente, não assine o contrato e feche a compra do imóvel caso exista um item que não ficou bem entendido.

  • Descubra quais benefícios o condomínio oferece

Ao comprar o imóvel você está definindo o local que abrigará a sua família por um longo tempo. Por isso, por fim, é necessário pensar se o lugar escolhido é realmente onde você gostaria de viver. Conheça a rotina do condomínio e saiba mais sobre os serviços oferecidos, como reciclagem de lixo, frequência da limpeza das áreas comuns, regras do uso das áreas de lazer, dedetização, etc. Com todas essas informações você não corre o risco de se decepcionar e, ficará mais fácil optar pelo imóvel certeiro.

Com um pouco de paciência, foco e, contando com a ajuda de pessoas que entendem do assunto, logo, logo, você vai conseguir encontrar o seu cantinho perfeito. Caso precise de mais um auxilio, vale conversar com os consultores GranCorp. Também possível solicitar uma consultoria gratuita sobre o Programa Minha Casa Minha Vida. Eles estão à disposição para sanar todas as suas dúvidas sobre como conquistar seu novo apartamento.

Fique por dentro das
novidades da GranCorp

GranCorp: Grande como seus Sonhos!

Waiting for click

Clique aqui
e simule o seu
Financiamento
Simulegrancorp