12 de setembro de 2018

5 dicas para conseguir a melhor taxa de juros na hora de financiar seu apê

5 dicas para conseguir a melhor taxa de juros na hora de financiar seu apê

Conseguir a melhor taxa de juros, esse é o desejo de todos aqueles que financiam a compra de um apartamento. O financiamento imobiliário é o caminho mais indicado para quem deseja realizar o sonho da casa própria, mas não possui a quantia necessária. A modalidade facilita a compra, porém, ainda provoca certa desconfiança em relação aos juros cobrados. Quer saber como conseguir a melhor taxa de juros na hora de financiar seu apê? Continue a leitura e confira algumas dicas que podem te auxiliar nesse processo.

 

Entenda o que é o financiamento imobiliário

 

Antes de contratar um financiamento imobiliário é importante compreender o que é e o que essa modalidade propõe. Podemos considerá-lo um empréstimo concedido, por um banco ou instituição financeira, às pessoas que desejam adquirir um imóvel. Assim, com o dinheiro emprestado, é possível realizar a negociação. Esse valor é, então, devolvido ao banco em parcelas, mensalmente.

 

Como acontece em grande parte dos empréstimos, há uma taxa de juros embutida no financiamento imobiliário. O valor dessas prestações varia considerando o tipo de financiamento contratado, o valor do imóvel e as taxas de juros cobradas pela instituição financeira responsável pela transação. Tais prestações podem crescer ou decrescer ao longo do tempo de quitação. Compreender todas essas características, a fundo, é fundamental na hora de escolher o financiamento mais adequado para o seu caso.

 

Compare os tipos existentes

 

Atualmente, existem 3 tipos de financiamentos imobiliários no país. Antes de apresentá-los, é importante esclarecer que o valor da prestação desse tipo de empréstimo é dividido em amortização e juros. Entenda:

 

  • Amortização – representa o percentual da parcela que corresponde à devolução do valor emprestado pela instituição financeira.
  • Juros – funcionam como um “aluguel” cobrado pelo empréstimo do dinheiro. São cobrados em relação ao saldo devedor, ou seja, ao montante que ainda falta devolver ao banco.

 

Atenção: é importante ressaltar que os tipos de financiamentos variam em relação aos fatores: qual é a porcentagem da parcela referente à amortização e aos juros, e como essa porcentagem varia ao longo do tempo.

 

Confira agora os 3 tipos de financiamentos imobiliários existentes atualmente no Brasil:

 

Sistema Price

 

No modelo original, a Tabela Price apresenta prestações fixas, juros decrescentes e amortizações crescentes. Assim, durante as primeiras prestações desse tipo de financiamento, a maior parte da parcela refere-se ao pagamento dos juros. Ao passar do tempo, os juros diminuem, pois, são cobrados sobre o valor que ainda se deve ao banco. Porém, como no Sistema Price o valor das parcelas é fixo, o que aumenta a cada mês é o valor da amortização. No Brasil, a Tabela Price sofreu algumas adaptações e as parcelas não são mais fixas, mas variam conforme a inflação. O indexador pós-fixado TR (taxa referencial) é o mais utilizado para o reajuste das prestações do Sistema Price.

 

SAC

 

No Sistema de Amortizações Constante (SAC) o valor das amortizações é constante ao longo de todo o período de pagamento do empréstimo. O que varia são os juros cobrados. Como os juros são cobrados em relação ao saldo devedor, no SAC, o valor das parcelas vai diminuindo gradativamente. Caso pague prestações maiores no início do financiamento, sua dívida é amortizada mais rapidamente e o juro total vai diminuindo.

 

Avalie as taxas de juros e o CET apresentados em cada plano

 

É possível economizar ainda mais comparando os planos de financiamentos ofertados pelas diversas instituições financeiras. Isso porque ao comparar as taxas de juros de cada plano você pode identificar e analisar as melhores opções. Aquelas que valem mais a pena considerando o seu orçamento. É importante não se ater apenas às taxas de juros, mas ao Custo Efetivo Total (CET). Esse custo inclui todas as despesas do financiamento além dos juros. Na hora de definir o melhor crédito imobiliário, é nessa taxa que você tem que se fixar. Leia os contratos com atenção e tire todas as dúvidas com as instituições financeiras.

 

Negocie sua compra

 

Existe mais uma maneira para você conseguir a melhor taxa de juros no financiamento imobiliário, quer saber qual é? Negociando. Mesmo que decida fechar a compra no banco que apresenta a menor taxa, ainda é possível pagar menos nos juros do financiamento do seu imóvel. Negociar é a palavra-chave. Converse com o atendente da instituição financeira, com o vendedor ou com o gerente da construtora. Conte que pesquisou algumas taxas e encontrou valores mais baixos no mercado. Além disso, geralmente os bancos diminuem os juros quando você paga um valor maior de entrada. Use esse argumento para negociar.

 

Conheça outras opções para conseguir a melhor taxa de juros na hora de financiar seu apê

 

Além dos financiamentos imobiliários, existem outras opções para facilitar o pagamento do seu apê como o consórcio. Nessa modalidade, a taxa de administração cobrada costuma ser inferior aos juros do financiamento. O consórcio imobiliário é indicado para quem vai comprar um imóvel, mas pode esperar mais tempo para fechar esse negócio. Nessa modalidade o cliente deposita uma quantia todo o mês, formando com os outros membros uma espécie de poupança coletiva. Ao longo desse processo, são realizados sorteios de imóveis entre os contribuintes. Mesmo após ser contemplado, o integrante continua sua contribuição até o final do prazo estabelecido. O consórcio representa outra opção para quem deseja conquistar sua casa própria. Procure uma instituição financeira e saiba mais sobre essa modalidade.

 

Agora que você sabe que é possível conseguir a melhor taxa de juros ao financiar seu apê, torne esse sonho realidade. Conheça o trabalho da GranCorp. Entre em contato com um dos consultores e saiba quais são as melhores condições que a empresa oferta a você.

 

Foto: Freepik

Fique por dentro das
novidades da GranCorp

GranCorp: Grande como seus Sonhos!

Waiting for click

Clique aqui
e simule o seu
Financiamento
Simulegrancorp