9 de novembro de 2018

5 tendências de decoração para apartamentos pequenos

5 tendências de decoração para apartamentos pequenos

Pintura nova nas paredes, objetos de decoração, trocar os móveis ou talvez as cortinas e os tapetes? Quer dar cara nova ao seu apartamento, mas acredita que não existem muitas alternativas pois, o espaço é pequeno? Se prepare. Com muita criatividade e gastando pouco é possível deixar seu lar visivelmente maior. Confira abaixo 5 tendências de decoração para apartamentos pequenos que podem te inspirar a começar essa mudança já.

 

  1. Tons neutros invadem os ambientes

Investir em tons neutros nas pinturas das paredes ou em objetos que completam a decoração deixam o espaço mais clean. Para designers de interiores e demais profissionais da área, essa é uma tendência que reflete as mudanças da sociedade. Com uma rotina cada dia mais intensa, as pessoas buscam deixar seus lares mais aconchegantes e calmos. Assim, ao apostarem em tons neutros na decoração do ambiente, agregam mais leveza e tranquilidade ao espaço.

 

Se você deseja mudar o seu apartamento, mas ainda tem receio em arriscar, investir em tons neutros e claros é o primeiro passo. Mude a cor das paredes, reforme o sofá da sala com tecidos sem estampas e mais claros, pinte os objetos de decoração com tons mais neutros. Veja a mudança acontecer. Estabeleça uma uniformidade de cores na decoração do ambiente. Essa é uma das tendências de decoração para apartamentos pequenos que proporciona amplitude ao espaço.

 

  1. É a hora da multifuncionalidade

Um erro frequente na hora de mobiliar e decorar os apartamentos pequenos é investir em móveis grandes e nada funcionais. Eles acabam ocupando muito espaço e atrapalhando a movimentação pelo ambiente. Mesinhas laterais que se tornam mesas de jantar, estantes que dividem ambientes e sofás que se tornam camas, são boas alternativas para esses espaços. Assim, na hora de escolher os móveis para seu apartamento pense também se eles podem ser aproveitados para outras funções.

 

Outro exemplo das tendências de decoração para apartamentos pequenos é a adaptação dos móveis já usados. Sabe aquele baú antigo da família que estava no canto da sala, sem muito destaque? Com uma pintura e a instalação de um estofado na tampa ele se torna um móvel novo para as crianças. Espaço ideal para seu filho guardar os brinquedos que ainda vira um banquinho para receber os amigos. Instalar rodinhas em aparadores e mesinhas de canto também permitem que eles sejam usados em mais ambientes. Gostou das dicas? Que tal colocar a mão na massa?

 

  1. Quanto mais luz natural, melhor

Aproveitar ao máximo a luz natural que entra nos ambientes é uma tendência forte para os diversos perfis de imóveis. Portanto, nada de cobrir as janelas com cortinas de tecidos pesados e escuros. Opte por cortinas claras e fluidas, dando leveza ao ambiente e deixando a luz entrar. Em contraste com os tons neutros e claros das paredes, móveis e objetos de decoração, a luz natural proporciona ao ambiente um ar mais clean e sofisticado.

 

Além da mudança no ambiente, essa iniciativa contribui para uma economia de energia. Os espaços se tornam mais claros e não precisam de muita iluminação artificial.

 

  1. Verticalize

Em apartamentos pequenos a otimização dos espaços é fundamental. Para isso, a tendência é aproveitar os espaços verticais. Paredes e até mesmo o teto podem ser usados na hora da decoração dos ambientes. Invista em nichos e em jardins verticais.

 

Os nichos possuem diversas funções, entre elas guardar coleções de filmes e CDs, além de receberem outros objetos de decoração. Existem nichos em diversos formatos no mercado que podem ser instalados em qualquer ambiente. No banheiro, por exemplo, podem ser usados para a disposição dos produtos de higiene e beleza. Gosta de ler, mas não tem onde guardar seus livros na sala ou no quarto? Os nichos instalados nas paredes desses ambientes podem ser a solução. Além de funcionais, eles deixam o espaço organizado e com um charme todo especial.

 

Na lista das tendências de decoração para apartamentos pequenos ainda estão os jardins verticais. Formado por vasos de plantas instalados nas paredes ou suspensos com um ponto de fixação no teto, eles transformam qualquer ambiente. Na cozinha podem ser instalados para o cultivo de temperos e ervas, utilizadas em diversas receitas. Nas áreas externas é possível criar ainda uma parede verde, cobrindo esse espaço com diversos vasos de plantas. Deixando o ambiente com mais vida. Criando assim, um cantinho para integração da família que se envolverá no cultivo e cuidado dessas plantas.

 

  1. Espelho, espelho meu

Outra tendência muito utilizada na decoração de apartamentos pequenos são os espelhos. Instalados em paredes ou sobre móveis, eles ampliam visualmente os ambientes. É importante lembrar que podemos brincar com essa peça. Muitos só pensam em utilizá-los no banheiro ou nos quartos, mas podemos aplica-los em outras superfícies.

 

Apostar em estantes espelhadas, ou em peças maiores instaladas em toda a parede são opções para deixar o ambiente completamente diferente. Tal mudança proporciona a quem passa pelo espaço a sensação de que ele é mais amplo. Pense em molduras diferentes, em conjunto de espelhos de diversos tamanhos instalados pelos corredores do apartamento. Use sua criatividade e transforme os espaços.

 

Essas são apenas algumas das tendências de decoração para apartamentos pequenos. Elas podem inspirar você a começar já as mudanças no seu lar. Então, deixe a criatividade falar mais alto e vamos lá! Continue acompanhando outras dicas de decoração aqui em nosso blog, veja o que já postamos. Fique ligado!

 

Foto: Freepik

Fique por dentro das
novidades da GranCorp

GranCorp: Grande como seus Sonhos!

Waiting for click

Clique aqui
e simule o seu
Financiamento
Simulegrancorp