8 de junho de 2018

6 dicas para poupar dinheiro e realizar o sonho da casa própria

6 dicas para poupar dinheiro e realizar o sonho da casa própria

Conquistar o sonho da casa própria é um desejo comum para muitos brasileiros. E não é para menos! Com o novo imóvel você estará livre do aluguel e terá um lugar para chamar de seu. Por mais forte que seja esse desejo, a realidade não é tão fácil assim. É preciso se planejar para arcar com o valor da propriedade escolhida e não comprometer sua renda. Economizar é a palavra de ordem nesse momento. Quer fazer uma reserva, mas não sabe por onde começar? Continue a leitura e confira seis dicas essenciais de como poupar dinheiro para a compra da nova casa.

 

Avalie sua atual situação financeira

 

Antes de buscar pelo imóvel desejado para realizar o sonho da casa própria é preciso saber se você terá uma quantia mínima possível para comprá-lo. Então, para começar, avalie sua atual situação financeira. Pense em quanto sobra do seu salário no final do mês. Existem dívidas de longo prazo? É possível poupar uma quantia do seu salário sem comprometer sua vida financeira? Avalie todas as despesas já existentes e pense nas que podem surgir. Crie planilhas registrando esses valores. Assim, será possível se planejar e saber qual seria o melhor momento para adquirir o seu novo imóvel.

 

Controle o uso do cartão de crédito

 

O cartão de crédito continua sendo o grande vilão nas finanças de muitas famílias. Afinal, essa tentação está sempre ali, na carteira, na bolsa, à disposição, quando uma promoção salta diante dos nossos olhos. Porém, com o tempo as pequenas compras se acumulam até que, no fechamento da fatura, o total apresentado é mais alto que o esperado. Isso pesa bastante no orçamento e pode te deixar endividado e tornar o sonho da casa própria mais distante. Se você quer economizar dinheiro para a compra da casa própria, a dica é fugir do cartão de crédito ou, usá-lo com cautela. Tente limitar as compras ao que é realmente necessário como alimentação ou medicamentos. É preciso entender que, para conquistar um sonho maior como a aquisição de um imóvel, é importante fazer as escolhas certas desde já.

 

Reduza gastos desnecessários

 

Ao fazer compras no supermercado, você só leva o que está na lista ou acaba comprando mais produtos? Quando vai ao shopping na busca por um presente, leva algo para você também? Não reparamos, mas em situações como essas é que gastamos sem necessidade. Se você planeja comprar um imóvel e está disposto a economizar para isso, tenha controle. Avalie o quanto você gasta com pedidos de fast-food, ao sair com os amigos, em viagens. Pense se não seria melhor poupar esse dinheiro para realizar o sonho da casa própria. Vale lembrar que também é necessário ficar atento a seus custos fixos mensais, como água, luz e internet. Será que não seria melhor optar por um plano de internet mais barato? Tentar mudar alguns hábitos para economizar água e energia? Toda a economia pode te ajudar a conquistar seu novo lar.

 

Faça uma reserva para realizar o sonho da casa própria

 

Todos sabem que possuir uma reserva de dinheiro para emergências ou mesmo para projetos futuros é essencial. Por isso, se você vai comprar um imóvel, tente reservar uma parte do seu salário mensalmente para esse projeto. Faça uma poupança ou opte por investimentos com maiores rendimentos. Mas, tenha sempre em mente a importância dessa reserva. O valor poderá ser usado como entrada para a compra do imóvel, ou, caso opte pelo financiamento, poderá auxiliá-lo no pagamento das parcelas.   Além disso, esse dinheiro é de grande valia caso aconteçam contratempos como desemprego e doença na família. Evitando assim que você atrase os pagamentos, fugindo dos juros e multas por inadimplência.

 

Analise as opções de financiamentos imobiliários

 

Para quem está poupando e atingiu o valor necessário para a compra do imóvel, o pagamento a vista é uma boa opção. Porém, se sua reserva não é suficiente para a aquisição da propriedade, optar por um financiamento é a melhor solução. Por isso, é importante conhecer os tipos de financiamentos imobiliários, assim como outros auxílios ofertados pelo governo para a compra da casa própria. Projetos como o Minha Casa Minha Vida, ofertam a você a possibilidade de encontrar as melhores condições de pagamento considerando sua faixa de renda. Busque informações e analise qual seria a melhor opção para você para realizar o sonho da casa própria.

 

Pesquise as melhores ofertas

 

Você se planejou, economizou, se sacrificou por meses ou até anos para realizar esse sonho, certo? Então, nada melhor do que encontrar um imóvel ideal com um bom preço. Para isso é preciso pesquisar, avaliar as ofertas que se enquadrem em seu desejo e atendam a sua necessidade. Observe as propagandas, compare os preços, avalie as condições de pagamento. Exponha suas possibilidades e analise o que foi apresentado pelas empresas. Negocie. Assim, você poderá chegar a um valor mais acessível e economizar na compra do imóvel.

 

A GranCorp oferta a seus clientes as melhores condições de pagamentos, entre em contato com um dos nossos consultores e torne o sonho da casa própria realidade.

Foto: Freepik
Entenda como o financiamento imobiliário pode ajudá-lo a sair do aluguel em 2018
LEIA MAIS: Entenda como o financiamento imobiliário pode ajudá-lo a sair do aluguel em 2018

Fique por dentro das
novidades da GranCorp

GranCorp: Grande como seus Sonhos!

Waiting for click

Clique aqui
e simule o seu
Financiamento
Simulegrancorp