Realizar o sonho da casa própria é algo tão relevante na vida de qualquer pessoa, que é comum deixarmos de lado uma questão muito importante: que tipo de condomínio eu gostaria de viver e que se adequa ao meu perfil. Como escolher o condomínio certo? Pode parecer algo irrelevante em um primeiro momento, mas é importante pensar em alguns aspectos. Por isso, preparamos este artigo para ajudar você nessa escolha. Vamos lá?
Um ponto superimportante que deve ser considerado na hora da escolha de seu condomínio é pensar na localização. O que tem perto? O que eu preciso ter perto? Tem linhas de ônibus? E os e serviços que uso todos os dias? Padaria, farmácia, supermercado. Todas essas facilidades podem fazer muita diferença no seu cotidiano e com certeza devem ser pontos relevantes e fazem parte de como escolher o condomínio certo.
Além da localização, considerar o valor que a taxa condominial pode ter é muito importante. Muita gente faz diversos cálculos para ver se a prestação do financiamento do apê vai caber no bolso e esquece que a taxa de condomínio pode onerar. Por isso, muitas vezes condomínios mais enxutos, podem ser mais vantajosos, já que as taxas condominiais tendem a ser menores.
Existem diferentes tipos de cobrança de taxas de condomínios. Um deles é o que soma todas as contas e divide igualmente entre as unidades e outro que considera a metragem quadrada de cada apartamento ou casa para depois fazer esse rateio. Nesse segundo caso, por exemplo, uma cobertura pagaria o dobro que um apartamento tipo. Fique de olho, em alguns casos, comprar unidades maiores pode onerar nas contas no final do mês.
Hoje já é muito comum os apartamentos virem com água e luz individualizados. Mas essa não é realidade de todos os condomínios. Este também é um ponto que deve ser levado em consideração. Nem sempre ratear a água ou a luz por igual pode ser o justo. Imagine você morando sozinho e dividindo por igual a água com uma família de quatro pessoas. O melhor é optar por empreendimentos que já tenham a individualização.
O que você gosta de fazer? É muito caseiro? Gosta de convidar os seus amigos para assistir um jogo de futebol ou para fazer um churrasco? Tudo isso diz muito sobre o tipo de condomínio que você deve buscar. Se gosta muito de socializar, opte por algo com área comum mais robusta, com opções de lazer. Mas se é do tipo que prefere o sossego e o silêncio, condomínio simples, sem muitas opções de lazer podem ser o ideal para você.
Está vendo? Nem sempre o mais completo dos condomínios é o que vai ser encaixar melhor no seu perfil. Pense no que é relevante em seu caso e faça uma escolha consciente.
Quer conhecer mais sobre os empreendimentos da GranCorp? Clique aqui. Se ainda tem dúvidas sobre financiamento leia este artigo em nosso blog. Nossos consultores comerciais também estão à disposição para uma consultoria pelo telefone (31) 3772-1539.