25 de julho de 2018

Como financiar um apartamento em 4 passos

Como financiar um apartamento em 4 passos

Como financiar um apartamento? Dúvida frequente entre aqueles que desejam se livrar logo do aluguel. Porém, para que o sonho da casa própria não vire um pesadelo, é necessário conhecer esse processo. Pensando nisso, apresentamos abaixo 4 passos para te auxiliar a planejar a compra do imóvel de maneira tranquila e segura.

 

1°- Como financiar um apartamento: conheça os tipos existentes

 

O primeiro passo para sanar a dúvida de como financiar um apartamento é se informar sobre os tipos de financiamentos. Embora todos eles tenham a mesma intenção, cada um possui características distintas. Confira a seguir quais são elas:

 

Financiamento pela Caixa Econômica Federal

 

Como abordamos em posts anteriores, o Governo Federal, por meio da Caixa Econômica Federal, oferta um programa de financiamento imobiliário muito conhecido. O Minha Casa Minha Vida disponibiliza, para determinados grupos de compradores, vantagens importantes. As condições de pagamento e taxas de juros são concedidas de acordo com a renda da sua família. Para participar do programa existem algumas requisições. Quer saber como financiar um apartamento pelo Minha Casa Minha Vida? Acesse o post “Programa Minha Casa Minha Vida: 4 dúvidas frequentes”.

 

Financiamento com bancos privados

 

Existe ainda o financiamento imobiliário concedido por meio de negociações com bancos privados. Essa alternativa é mais atraente para quem tem um poder aquisitivo mais elevado. Geralmente, esses bancos não possuem a flexibilidade para negociação que as outras instituições, já citadas, apresentam. As taxas de juros e condições de pagamento, normalmente, também são diferentes das apresentadas por outros programas de financiamentos.

 

Considerando todos os tipos de financiamentos apresentados, é indicado se informar e conhecer as condições propostas em cada um. Analise bem todos os contratos e escolha a melhor opção de acordo com as suas necessidades.

 

2° – Defina o seu orçamento

 

Agora que você já conhece um pouco sobre os tipos de financiamentos é hora de pensar em seu orçamento. Você sabe quanto pode destinar da sua renda atual para pagar as parcelas de um financiamento? Muitas pessoas acham que conhecem efetivamente sua renda, apenas ao observar o pagamento mensal. Erro básico para quem deseja, mas ainda está em dúvida sobre como financiar um apartamento. O seu orçamento não é o seu salário, mas sim quanto sobra dele após você pagar todas as suas contas fixas.

 

Existem algumas despesas que não mudam, com isso, boa parte do que você recebe já é destinada para tais pagamentos. Ou seja, esse valor não para na sua conta, é retirado mensalmente. Nessa operação entram, por exemplo, as contas de água, energia, o aluguel, a escola das crianças, certos impostos, entre outras. Assim, para conhecer o seu real orçamento para o pagamento de um financiamento imobiliário, faça as contas. Verifique o seu saldo após quitar suas dívidas mensais fixas. Mas, lembre-se, não é prudente comprometer mais que 30% desse valor. Afinal, é preciso considerar imprevistos como despesas extras. Uma boa dica é, antes de solicitar seu financiamento, tentar poupar uma parte desse valor todo o mês. Assim, você verá o que mudará em sua rotina financeira. Além de perceber se o momento é propício para arcar com as parcelas de um financiamento.

 

3°- Estabeleça uma faixa para o valor do imóvel

 

Definido o orçamento, você poderá buscar por um imóvel que apresente um valor dentro da sua realidade financeira. Como falamos, ao comprar uma propriedade, você precisará pagar as parcelas mensais do financiamento. Por isso, o valor deve ser bem analisado para que você seja capaz de quitá-las e não atrasar esse pagamento. Existem apartamentos de todos os preços. O importante é você definir primeiro uma faixa de preço que poderá pagar. Pense em todas as suas necessidades, nas regiões onde deseja morar, compare as características dos imóveis, os preços. Analise todas as possibilidades e principalmente, não se feche para novas propostas. Se for necessário, avalie morar em um bairro diferente daquele que você estabeleceu, pense em um imóvel menor. Essas mudanças podem te levar a encontrar apartamentos com valores mais de acordo com seu orçamento. Também é importante conversar e tirar dúvidas com os profissionais habilitados para ajudá-lo a tomar a decisão certa.

 

4° – Negocie sempre

 

O financiamento de um apartamento é um compromisso assumido por um longo prazo. Por isso, para evitar sérios problemas, sempre procure as melhores condições para você. Apresente seu orçamento e busque, junto aos consultores da empresa escolhida, as melhores formas de financiamento. Negocie, além dos valores, os prazos para os pagamentos. Procure informações, compare as condições propostas, as taxas de juros de cada tipo de financiamento. Certifique-se que entendeu bem todo o contrato antes de fechá-lo.

 

Após todas essas informações você está pronto para sair do estágio “como financiar um apartamento?” para “vou financiar um apartamento!”. Procure agora mesmo o atendimento de um dos consultores da GranCorp e entenda as condições de financiamentos propostas pela empresa.

 

Foto: Freepik

Fique por dentro das
novidades da GranCorp

GranCorp: Grande como seus Sonhos!

Waiting for click

Clique aqui
e simule o seu
Financiamento
Simulegrancorp