19 de julho de 2018

É possível utilizar o FGTS para financiar a casa própria?

É possível utilizar o FGTS para financiar a casa própria?

O aluguel está comprometendo a sua renda e você passa os dias sonhando com a casa própria? Saiba que é possível utilizar o FGTS para financiar a casa própria. Isso mesmo, se você está ou já esteve empregado com carteira assinada, poderá recorrer ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, o conhecido FGTS para comprar seu imóvel. Antes de correr e tentar sacar o dinheiro, continue a leitura e entenda como utilizar o FGTS para financiar a casa própria.

O FGTS é como uma poupança do trabalhador, onde a empresa deposita mensalmente um valor calculado sobre o seu salário. Ou seja, essa poupança vai crescendo um pouco todo mês. Porém, o dinheiro só pode ser retirado em situações previstas em lei. Uma dessas situações, como falamos, é a compra da casa própria. Ainda é possível recorrer ao FGTS para pagar prestações ou liquidar saldo devedor de um financiamento bancário de imóvel residencial.

 

Mas, quem pode utilizar o FGTS para financiar a casa própria?

 

Esse benefício no financiamento de imóveis pode ser utilizado por quem trabalhou pelo menos três anos (somados, não necessariamente consecutivos), na mesma ou em empresas diferentes, sob regime do FGTS. O solicitante também deve morar ou trabalhar na cidade onde pretende adquirir o imóvel. Não pode estar comprando ou financiando outra residência (concluída ou em construção) pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Não pode ser proprietário de outra casa no município onde deseja comprar o imóvel.

Atenção: Quem deseja utilizar o FGTS para financiar a casa própria deve considerar ainda alguns requisitos em relação ao imóvel. Essas condições podem ser consultadas no site da Caixa Econômica Federal.

 

O que devo fazer para utilizar o FGTS no financiamento do imóvel?

 

Primeiro você precisa consultar o seu saldo do FGTS. Assim, deve verificar junto à instituição financeira onde solicitou esse financiamento o valor que poderá ser utilizado nessa operação.

Depois, basta separar e entregar a documentação necessária. Geralmente são solicitados documentos como o extrato de conta vinculada ao FGTS, um documento oficial de identificação, a Carteira de Trabalho que comprove o tempo de trabalho sob o regime do FGTS, a DIRPF (Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física) e, em caso de trabalhador casado ou em união estável, pode ser solicitada a apresentação da DIRPF do companheiro. Essa solicitação passa por uma análise. Quando a documentação for aprovada, o seu FGTS poderá ser investido na compra da sua casa própria.

 

Em quais situações não posso recorrer ao FGTS?

 

Se você pensa em utilizar seu saldo do Fundo de Garantia também em obras no novo imóvel, preste atenção. O FGTS não pode ser usado para aumentar ou reformar o imóvel, nem para compra de materiais de construção ou na aquisição de imóveis para terceiros. Também não é possível usar o FGTS para comprar, amortizar ou pagar parcelas de um imóvel comercial.

Agora que você já aprendeu sobre como utilizar o FGTS para financiar a casa própria, torne esse sonho realidade! Entre em contato com os consultores da GranCorp, conheça as condições para utilizar o FGTS na compra do seu imóvel.

 

Foto: Freepik

Fique por dentro das
novidades da GranCorp

GranCorp: Grande como seus Sonhos!

Waiting for click

Clique aqui
e simule o seu
Financiamento
Simulegrancorp