4 de setembro de 2018

Faça você mesmo um jardim vertical em seu apartamento

Faça você mesmo um jardim vertical em seu apartamento

Se você adora jardins, mas sempre pensou que não é possível ter um, morando em um apartamento, está enganado. Já ouviu falar em jardins verticais? Faça você mesmo um jardim vertical em seu apartamento. Eles são práticos, cabem em qualquer espaço e deixam o ambiente ainda mais bonito. Nesse artigo vamos te ensinar a criar esse cantinho especial para as plantas. Então, ferramentas na mão, chegou a hora.

 

1° Passo – Preparação do ambiente

Os jardins verticais se encaixam em ambientes de diversos tamanhos. Varandas, cozinhas e até quartos são ótimos locais para recebê-los. Porém, é necessário observar a incidência de luz solar no ambiente escolhido. Assim, será possível encontrar as plantas mais adequadas para o cultivo. Em áreas externas pode-se trabalhar com estruturas diversas para receber plantas de tamanhos variados, criando uma parede viva. Nas internas, trabalha-se, preferencialmente, com estruturas que não atrapalhem a circulação e harmonizem com os móveis.

 

2° Passo – Escolha das plantas e dos recipientes

Ambiente escolhido, é hora de pensar nas plantas que serão cultivadas. Esse tipo de jardim permite o plantio das mais diversas espécies, por isso, as opções são amplas. No entanto, é preciso avaliar a quantidade de luz natural que incide no local. Se o espaço receber pouca luz, prefira plantas que sobrevivam a essas condições. Mas, se for bem iluminado, opte por plantas que se desenvolvam melhor nessa condição. Como as elas ficarão em espaços pequenos é recomendado optar por espécies com raízes mais superficiais. Assim, suculentas, cactos e trepadeiras são excelentes exemplares para jardins verticais. Sobre os recipientes utilizados para o plantio, é importante saber que é possível construir um jardim aproveitando restos de materiais. Sobras de tijolos, canos cortados, embalagens, casca de côco e garrafas pets são alguns exemplos.

 

3° Passo – Construção

Com os materiais, plantas e local escolhidos, agora é a hora, faça você mesmo um jardim vertical! Comece trabalhando os materiais que serão utilizados como recipientes para as plantas. Pinte, aplique um revestimento, mas não se esqueça de prepará-los para o escoamento da água, já que as plantas serão regadas. Com cuidado, plante as espécies escolhidas em cada recipiente. No momento da instalação na parede, é recomendado estabelecer um espaço entre um e outro, considerando que as plantas crescerão. Dependendo do material escolhido é possível instalá-lo diretamente na parede ou, suspendê-lo com fios, cordas. Criando assim um jardim pendente. Canos de PVC, por exemplo, podem ser cortados, pintados ou revestidos, colados uns sobre os outros e instalados em paredes. Ou, suspensos por um fio.

 

4° Passo – Manutenção

Muitas das espécies de plantas escolhidas para jardins verticais, não exigem muita manutenção. Porém, o cuidado em um jardim assim é o mesmo empregado para um canteiro tradicional. Elas precisam ser regadas e adubadas, para que possam crescer de maneira saudável. Em alguns casos o espaço precisa receber uma drenagem, para evitar o acumulo de água. Se você não fica por muito tempo em casa, prefira plantas que exijam poucos cuidados. Criar e manter um cantinho como esse muda a sua rotina, seus hábitos e deixam sua casa com mais vida.

 

Faça você mesmo um jardim vertical: é possível

Viu que é possível sim ter um jardim em seu apartamento de dois quartos? O melhor, construído por você e sem gastar muito. Agora é hora de colocar a mão na massa. Vamos lá, faça você mesmo um jardim vertical!

E não se esqueça, continue acompanhando as dicas aqui no blog. Já viu o post sobre decoração com objetos reciclados? Veja aqui. Acesse as páginas da GranCorp nas redes sociais e conheça o trabalho da empresa. Se ainda não tem um apartamento para chamar de seu, acesse aqui as nossas opções e realize logo o sonho da casa própria.

Foto: Freepik

Fique por dentro das
novidades da GranCorp

GranCorp: Grande como seus Sonhos!

Waiting for click

Clique aqui
e simule o seu
Financiamento
Simulegrancorp