9 de dezembro de 2018

Financiamento com pausa e o uso de FGTS para abater no financiamento: entenda alguns serviços da Caixa

Financiamento com pausa e o uso de FGTS para abater no financiamento: entenda alguns serviços da Caixa

Ei você, adquiriu um imóvel por meio de um financiamento? Está com certa dificuldade para quitar as prestações mensais? Calma! Existem algumas soluções para famílias que estão passando por essa situação. Continue a leitura e entenda mais sobre determinados serviços que podem te dar aquela forcinha para sair desse aperto.

Ao contratar um financiamento imobiliário e conquistar a tão sonhada casa própria, muitas famílias podem passar por situações adversas. Nesse momento, nada de desespero. Manter a cabeça no lugar é essencial para buscar as melhores soluções. Já ouviu falar em financiamento com pausa e o uso de FGTS para abater no financiamento? Sim, esses serviços são ofertados pela Caixa Econômica Federal e podem evitar a sua inadimplência.

 

Financiamento com pausa

 

A Caixa Econômica Federal possibilita que você congele as parcelas do financiamento imobiliário por até um ano. Alguns requisitos são necessários para isso: o contrato não pode estar em atraso e o comprador deve ter quitado, no mínimo, 24 prestações desde a concessão ou, a última negociação. Se você atender a tais requisitos poderá pausar até 12 prestações mensais. Mas, atenção! É importante lembrar que o valor da dívida não pode ser superior a 80% do valor do imóvel. Além disso, o valor dessa pausa será somado às prestações que sobraram do contrato, sem alteração do prazo de financiamento.

Está em dúvidas sobre optar ou não pelo financiamento com pausa? Podemos te ajudar. Existe ainda mais uma opção, o seu FGTS pode acabar com essa dor de cabeça.

 

Uso do FGTS para abater as parcelas no financiamento

 

A instituição permite ainda o uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, nosso famoso FGTS, para reduzir o saldo devedor. Assim, é possível diminuir o valor das prestações do financiamento. O que permite que o mutuário consiga continuar a fazer os pagamentos. Quando parte do valor desse financiamento é abatido é possível manter o prazo para o pagamento dessa dívida. Ufa! Vou sair desse aperto, é o que você está pensando, não é mesmo? Mas, temos um alerta, o FGTS não pode ser utilizado de forma desregrada. Existe um intervalo entre cada utilização, equivalente a dois anos, que precisa ser respeitado. Portanto, caso você já tenha utilizado o FGTS na compra do imóvel, só poderá utilizá-lo novamente após esse prazo e assim, sucessivamente.

 

Outras possibilidades

 

Ainda é possível utilizar o FGTS para pagar parte das prestações do financiamento. O limite de pagamento de prestações com recursos do FGTS é de até 12 parcelas. Considerando entre essas parcelas, no máximo, três já vencidas. O seu FGTS pode ser utilizado para pagar até 80% do valor total dessas prestações mais os juros e multas referentes às parcelas vencidas. O Fundo de Garantia dá aquela força no pagamento dessa dívida. Porém, lembre-se, você ainda precisará arcar com os 20% restantes do valor.

O financiamento com pausa e o uso de FGTS para abater no financiamento são algumas soluções que podem ajudar a você a honrar as parcelas do financiamento imobiliário. Ao identificar um momento de dificuldade financeira, não deixe que a situação se complique.  Procure a instituição onde contratou o financiamento, exponha sua situação e tente renegociar. Analise junto ao banco as possibilidades existentes. Não deixe que esse problema se torne uma bola de neve e o sonho da casa própria se transforme em pesadelo. Fique atento. Quer saber mais sobre as possibilidades de financiar um imóvel? Entre em contato com um dos consultores da GranCorp e tire todas as suas dúvidas.

Foto: Freepik

Fique por dentro das
novidades da GranCorp

GranCorp: Grande como seus Sonhos!

Waiting for click

Clique aqui
e simule o seu
Financiamento
Simulegrancorp