11 de julho de 2018

Imóvel pronto para morar ou na planta? Como decidir?

Imóvel pronto para morar ou na planta? Como decidir?

Comprar um imóvel pronto para morar é uma tarefa que exige muita atenção. Afinal, trata-se da aquisição de um bem de alto valor. Além disso, esse processo é sinônimo de transformação na vida do comprador e de sua família. Nesse momento, uma dúvida tira o sono dos futuros proprietários: como escolher entre um imóvel pronto para morar ou na planta? Pensando nisso, preparamos este artigo para ajudá-lo a descobrir qual é a melhor opção para você. Confira!

 

Imóvel pronto para morar

 

A grande vantagem dessa propriedade é que ela pode ser ocupada imediatamente ou em um curto prazo de tempo. Assim, o processo de mudança se dá mais rapidamente. O proprietário resolve a questão da moradia, saindo logo do aluguel.

 

Outro benefício é que durante a escolha do imóvel pronto para morar é possível visitá-lo e conhecer os ambientes antes de fechar acordo. Avaliando características como a disposição, o tamanho dos cômodos e a qualidade da construção e dos materiais que foram usados nela.

 

É importante salientar que como o imóvel já está pronto, já teve toda a obra quitada, as condições de pagamento, geralmente, não incluem parcelamentos mais longos. Nesses casos, uma alternativa muito procurada é o financiamento imobiliário.

 

Caso decida financiar o imóvel é necessário considerar que esse processo leva algum tempo. Para liberar o crédito imobiliário, as instituições financeiras fazem algumas exigências, solicitam documentações, avaliam cada situação. Em outras palavras, a mudança pode demorar um pouco mais.

 

Imóvel na planta

 

Um imóvel na planta faz parte de um empreendimento onde as obras ainda não tiveram início ou que está em uma etapa inicial de construção. Assim, é avaliado a partir de um projeto e não oferece a oportunidade de uma visita física aos ambientes. Entretanto, essa situação possibilita mais condições de negociação. No mercado imobiliário, esse tipo de propriedade é visto como um lançamento. Isso possibilita que ela tenha preços e condições de pagamento facilitadas. Em muitos casos, um imóvel na planta apresenta preço mais baixo se comparado a um imóvel pronto para morar.

 

Caso opte por adquirir um imóvel na planta, o proprietário deve aguardar a conclusão da construção. Assim, poderá planejar com tranquilidade o orçamento familiar para essa mudança. Equilibrando as finanças para cobrir as despesas da família e o pagamento das prestações do imóvel. Também existe a vantagem de que as despesas extras, como compra de móveis, decoração, não coincidam com o pagamento de um grande valor, como ocorre na compra de um imóvel pronto para morar.

 

Porém, antes de escolher um imóvel na planta é importante verificar a regularidade da documentação da obra e do terreno. Sem essa regularidade, o empreendimento sequer poderia existir. Isso significa também que após a conclusão da construção, quem optar por um financiamento, não encontrará dificuldades para obtê-lo. É muito importante que o cliente que tenha a intenção em comprar um imóvel na planta verifique junto ao cartório de registro competente, se aquele empreendimento possui o RI (Registro de Incorporação). Apenas com este documento a empresa construtora/incorporadora esta apta a realizar as vendas na planta.

 

Antes da escolha por um imóvel pronto para morar ou um imóvel na planta, é importante saber que a propriedade deve atender as suas necessidades. Os valores e condições de pagamento devem estar dentro da sua realidade financeira. Por isso, avalie bem todas as características de cada tipo de imóvel apresentadas e negocie. A GranCorp possui diversos imóveis prontos para morar e empreendimentos na planta. Solicite o atendimento de um dos consultores e confira as melhores condições para você.

 

Foto: Freepik

 

 

Fique por dentro das
novidades da GranCorp

GranCorp: Grande como seus Sonhos!

Waiting for click

Clique aqui
e simule o seu
Financiamento
Simulegrancorp