3 de agosto de 2018

Minha Casa Minha Vida: primeiros passos

Minha Casa Minha Vida: primeiros passos

Por mais que seja comum ouvirmos falar do Programa Minha Casa Minha Vida, ainda tem muita gente que tem dúvidas sobre o que é o programa, como ele funciona e qual o perfil exigido para se enquadrar nas regras. Neste artigo, preparamos uma introdução básica do que é o programa para você dar os primeiros passos rumo à casa própria.

 

Minha Casa Minha Vida: primeiros passos com apoio do Governo

 

Por ser um programa habitacional criado pelo Governo Federal, ele tem uma função importante no processo. O Governo viabiliza a participação no programa Minha Casa Minha Vida de três formas:

 

>> paga parte da entrada do imóvel;

>> viabiliza e cobra taxas de juros menores do que as praticadas por bancos;

>> deixa os valores dos seguros, geralmente embutidos ao se financiar um imóvel, mais baratos.

 

Quem viabiliza o programa Minha Casa Minha Vida?

 

O Minha Casa Minha Vida só é possível porque existem instituições e órgãos diferentes que tornam a realização do programa possível. Os grandes parceiros do programa são:

Caixa Econômica Federal: é a instituição financeira que está no centro do Programa. É a a grande responsável por definir critérios, atos e expedições para operacionalizar o programa, além dos critérios técnicos para financiar um imóvel.

Ministério das Cidades: os recursos para financiar um imóvel pelo Minha Casa Minha Vida precisam ser distribuídos entre as cidades. É este Ministério que estabelece regras, condições e diretrizes para que isso aconteça.

Empresas do setor de Construção Civil: são elas que apresentam propostas e executam os projetos para financiar um imóvel no Minha Casa Minha Vida. As unidades habitacionais ficam sob a guarda destas empresas pelo prazo de 60 dias após a conclusão das obras.

Ministério da Fazenda e do Planejamento, Orçamento e Gestão: os limites para a renda familiar de quem vai financiar um imóvel podem ser revistos e este Ministério o responsável por estabelecer este limite.

 

Quem se encaixa no programa?

 

O programa Minha Casa Minha Vida é direcionado a alguns tipos de faixa de renda familiar, que vai de R$1.800,00 a R$9.000,00. Durante quase 10 anos de existência o programa vem passando por alterações, dentre elas, a ampliação da faixa de renda para atingir um público maior.

Quer entender melhor as faixas do Minha Casa Minha Vida, baixe aqui um material gratuito do Minha Casa Minha Vida. Para conhecer os empreendimentos da GranCorp que se enquadram no benefício clique aqui.

 

Foto: Freepik

Fique por dentro das
novidades da GranCorp

GranCorp: Grande como seus Sonhos!

Waiting for click

Clique aqui
e simule o seu
Financiamento
Simulegrancorp