22 de março de 2018

Crédito imobiliário, quais os tipos? Entenda e escolha

Crédito imobiliário, quais os tipos? Entenda e escolha

Comprar um imóvel é sonho de muitas famílias. O crédito imobiliário e incentivos como o Minha Casa Minha Vida podem tornar esse sonho uma realidade mais próxima do que você imagina.  Se você está em busca de um novo lar e optou por um financiamento imobiliário, além do subsídio oferecido pelo Minha Casa Minha Vida, acompanhe o artigo e saiba diferenciar os créditos imobiliários para fazer a melhor escolha!

 

Crédito imobiliário 1: Sistema Financeiro de Habitação (SFH)

 

Criado a partir da Lei 4.380, de 1964, o Sistema Financeiro de Habitação (SFH) é uma alternativa proposta pelo Governo Federal para facilitar a compra da casa própria, principalmente pela população da baixa renda.

O crédito imobiliário realizado por meio do SFH possui regras estipuladas pelo governo e fiscalizadas pelo Banco Central. Nessa modalidade, os recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), que utiliza a Caderneta de Poupança e o FGTS, são empregados para o empréstimo de capital aos que desejam comprar imóveis.

O programa Minha Casa Minha Vida, é um bom exemplo entre os financiamentos do SFH. Através dele, diversas famílias podem financiar habitações urbanas ou rurais, com condições de pagamento e taxas de juros de acordo com sua faixa de renda. Para financiar habitações urbanas, por exemplo, existem quatro faixas de renda contempladas. Saiba qual se encaixa em seu perfil.

Quem pode realizar financiamentos pelo SFH?

Brasileiros, maiores de 18 anos, natos ou naturalizados, podem financiar imóveis por meio do SFH. Menores de idade acima dos 16 anos podem usufruir desse sistema de financiamento, desde que sejam emancipados. Assim como estrangeiros que se enquadram nas exigências e possuam visto permanente no Brasil. Lembrando que o solicitante não deverá possuir restrições como negativação no SPC, Serasa, no Banco Central, nem irregularidades junto à Receita Federal.

Atenção! Quem pretende utilizar os recursos do FGTS em seu financiamento imobiliário conta com exigências adicionais.

 

Crédito imobiliário 2: Sistema Financeiro Imobiliário (SFI)

 

O Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), criado em 1997, por meio da Lei 9.514, representa uma alternativa para aqueles que precisam de crédito imobiliário e não se enquadram nas exigências do SFH. Grupos de pessoas como interessados em financiar imóveis que custam acima de R$ 500 mil, já que dentro desse sistema de financiamento não há limite para o valor do imóvel.

No SFI a renda não origina-se da Caderneta de Poupança e nem do FGTS, mas sim de investimentos dos clientes do banco financiador. Além disso, o cliente só se torna proprietário do imóvel quando pagar a última parcela, fator que proporciona aos bancos maior proteção contra a inadimplência.

Quem pode realizar financiamentos pelo SFI?

Nesse caso, o financiamento imobiliário pode ser solicitado por pessoa física ou jurídica.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os dois principais sistemas de financiamento imobiliário é hora de escolher qual se encaixa no seu perfil. Para facilitar essa escolha, uma boa dica é acessar os simuladores de financiamentos como o Simulador Habitacional da Caixa. Através deles é possível saber mais detalhes sobre prazos e condições ofertadas.

Caso surjam novas dúvidas, pesquise, conheça melhor as regras de cada um desses sistemas de crédito imobiliário, os custos envolvidos e modalidades de pagamentos. Tenha um bom planejamento financeiro e, se desejar, procure uma consultoria profissional. Essas ações poderão determinar o sucesso dessa jornada e a conquista do sonho da casa própria com mais tranquilidade e segurança.

Conheça as nossas opções de apartamentos e casas prontos para morar! Todas com possibilidade de utilização de crédito imobiliário e dentro das diretrizes do Minha Casa Minha Vida.

 

Minha Casa Minha Vida torna realidade o crédito imobiliário.
Minha Casa Minha Vida torna realidade o crédito imobiliário.
Foto capa: Freepik

Fique por dentro das
novidades da GranCorp

GranCorp: Grande como seus Sonhos!

Waiting for click

Clique aqui
e simule o seu
Financiamento
Simulegrancorp